Estudo dos pressupostos da ecologia, do meio ambiente, da educação ambiental e da preservação ambiental. Os modos de produção e das políticas de desenvolvimento adotadas globalmente para a sustentabilidade ambiental. Impactos do meio ambiente com reflexos na qualidade de vida e na saúde no contexto atual. Introdução aos aspectos da vigilância ambiental na saúde pública e no sistema de saúde do Brasil. Políticas de Educação Ambiental. Epidemiologia: conceitos, principais indicadores epidemiológicos (medidas de ocorrência de doença e de efeito, desenhos de estudos e inferência). Introdução à Vigilância Epidemiológica e Sanitária. Doenças de Notificação Compulsória e outros agravos à Saúde. Imunização e ou bloqueio em Vigilância Epidemiológica.

Curso: Enfermagem / Turma: DP

Introdução a Imunologia. O sistema Linfoide. Imunidade Humoral. Imunidade Celular. Hipersensibilidade e Avaliação da Resposta Imune. Imunodeficiência. Vacinas e Soros. Imunologia dos Transplantes. Imunologia aplicada à saúde da gestante. Comportamento da resposta imune no recém-nascido, no adulto e no idoso. Atividades práticas em laboratório.

Curso: Enfermagem / Turma: DP

Essa disciplina visa a compreensão dos princípios básicos da anatomia patológica humana, fundamentados nos mecanismos das doenças, processos mórbidos e suas interrelações. Propõe o entendimento da etiopatogenia da adaptação, lesão e envelhecimento celular; processo inflamatório agudo e crônico; reparo tecidual, e mecanismos das neoplasias. Destacando os distúrbios hemodinâmicos e hídricos, além das principais patologias relacionadas aos sistemas tegumentar, circulatório, respiratório, digestório e urogenital. Enfatiza a necessidade da realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e próstata, ressaltando o papel do enfermeiro. Além disso, possibilitará reconhecer a necessidade do processo saúde doença na sociedade, incluindo os grupos étnico-raciais (populações afro-brasileiras, indígenas, europeias e asiáticas), enfatizando as patologias características de cada etnia. Promovendo a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade, valores de cooperação, de relações solidárias e de respeito ao meio ambiente, permitindo reconhecer e valorizar a pluralidade e as diferenças individuais, sociais, étnicas e culturais dos estudantes.

Curso: Enfermagem / Turma: DP

Fisiologia do Sistema Renal, Respiratório, Gastrointestinal e Hormonal. Atividades práticas em Laboratório.

Curso: Enfermagem / Turma: DP

Introdução ao estudo da psicologia. O social e o biológico na determinação da condição humana. O desenvolvimento humano na perspectiva das teorias psicológicas. Características psicológicas das diferentes fases da vida humana, em seus diversos aspectos: emocional, social, cognitivo, sexual e psicológico. Relações interpessoais: enfermeiro, paciente e família. Introdução ao relacionamento terapêutico. Aplicação das estratégias de comunicação nas relações interpessoais e grupais em enfermagem.

Curso: Enfermagem / Turma: DP